Baku, Sheki, Tbilisi, Gudauri & Yerevan
Voltar

Baku, Sheki, Tbilisi, Gudauri & Yerevan

Cáucaso é uma região localizada entre a Europa oriental e Ásia ocidental. Sendo assim, a área é banhada pelo mar Negro ao oeste e ao leste pelo mar Cáspio. Essa divisa continental apresenta ainda uma cordilheira, também batizada de Cáucaso, e planícies adjacentes. O Cáucaso é uma das principais fronteiras entre Europa e Ásia, o que faz com que alguns de seus países sejam classificados como transcontinentais, como a Turquia, por exemplo. Isso significa que o território dessas nações é dividido em áreas geograficamente europeias e asiáticas. Em termos de riquezas naturais, a região conta com reservas de petróleo, especialmente no Azerbaijão, bem como com jazidas de metais não-ferrosos. Isso porque podemos dizer que a região, que é composta pela Geórgia, Armênia, Azerbaijão, partes da Rússia, Turquia e Irã, está bem escondida entre as montanhas. Alguns chamam o local também de Eurásia, por sua localização geográfica entre o Oriente e o Ocidente.

 

VÁRIOS PAÍSES EM UMA VIAGEM SÓ

Tirando a Rússia e a Turquia, os países que compõe o Cáucaso são pequenos e podem ser visitados em uma mesma viagem. É possível cruzar as fronteiras, há cerca de 100 etnias com seus próprios costumes e línguas no Cáucaso, que resulta na maior diversidade linguística no mundo!

 

CULINÁRIA

Se há 100 etnias diferentes, imaginem só quantos pratos você pode experimentar? Você gosta de comida árabe? Armênia é o lugar. Lá você encontra os melhores charutos de todo Oriente. Gosta de comida russa tipo strogonoff? O melhor, acredite, está na Armênia. Carne de porco, no estilo comida do leste europeu? O Cáucaso te proporciona! É a região mais deliciosa do mundo!

 

MONTANHAS

A cordilheira é a estrela principal da região. As montanhas são tão lindas cobertas de neve e tão imensas que você se sente engolido por elas. Por onde quer que olhe lá estão, imponentes. Para aqueles que querem ter mais contato com as montanhas.

 

Quando visitar

15 dias | 12 noites
a partir de R$ 20.615,00
1º Dia

EMBARQUE >>> ...

 

Apresentação no aeroporto internacional [...] para trâmites de check-in no balcão de acordo com a companhia aérea selecionada.

Regime: (sem refeições).

2º Dia

... >>> ...

 

Embarque em voo com destino a [...]. Chegada e tempo livre para conexão. Embarque em voo com destino a Baku no Azerbaijão.

Regime: (sem refeições).

3º Dia

... >>> BAKU

 

Chegada ao aeroporto internacional de Baku – Heydar Aliyev, após trâmites de imigração, retirada de bagagens e alfândega, recepção e traslado ao hotel.

Acomodação e pernoite.

Regime: (sem refeições).

4º Dia

BAKU >>> GOBUSTÃO >>> BAKU

 

Café da manhã no hotel.

Pela manhã, seguiremos viagem pela costa do Mar Cáspio em direção ao deserto vulcânico ao sul de Baku. Visitaremos o Parque Nacional de Gobustán, uma área protegida localizada a sudoeste da capital. Lá, encontraremos milhares de gravuras rupestres da Idade da Pedra que retratam cenas de caça, figuras humanas, animais e embarcações. As gravuras foram descobertas na década de 1930 e estão preservadas na Reserva Natural de Gobustán. Menção especial às cavernas formadas há milhares de anos, algumas com mais de 10 mil anos, onde observaremos os desenhos feitos por povos da pré-história. Entre as representações, destacam-se os animais, barcos e cenas de caça. Em seguida, exploraremos os famosos vulcões de lama, que compõem um cenário de aparência lunar. A visita aos vulcões de lama estará sujeita às condições climáticas. No retorno a Baku, faremos uma parada no Beco dos Mártires, de onde apreciaremos uma vista panorâmica espetacular da baía da cidade. À tarde, faremos um passeio guiado a pé por Baku, começando pela cidade medieval murada de Icheri Sheher. Caminharemos por suas vielas estreitas, descobrindo antigos caravanserais, mesquitas históricas e o Palácio dos Shirvanshahs, um Patrimônio Mundial pela UNESCO. Esse complexo, localizado na parte mais alta do centro histórico, foi a última residência dos governantes do Estado de Shirvan, que durante a Idade Média foi o mais poderoso do atual território do Azerbaijão.  Encerrando o dia, veremos externamente um dos símbolos mais emblemáticos da cidade: a Torre da Donzela, construída no século XII e também reconhecida pela UNESCO desde dezembro de 2000. Retorno ao hotel.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã).

5º Dia

BAKU >>> ABSHERON >> BAKU

 

Café da manhã no hotel.

Seguiremos com uma excursão à Península de Absheron, onde visitaremos Ateshgah, o “Templo da Chama Eterna”, construído para as orações dos zoroastristas que viajavam com as caravanas comerciais por Azerbaijão. O Templo do Fogo Em seguida, visitaremos a Montanha Ardente Yanardag, situada a aproximadamente 25 km do centro de Baku, na vila de Mehemmedli. Faremos uma parada para fotos ao lado do Centro Cultural Heydar Aliyev. Teremos a tarde livre.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã).

6º Dia

BAKU >>> SHAMAJA >>> SHEKI

 

Café da manhã no hotel

Pela manhã, partiremos em direção a Sheki. No caminho, conheceremos o Mausoléu Diri Baba, em Maraza, e seguiremos até a cidade de Shamaji, que foi, em tempos antigos, a capital de Shirvan. Visitaremos a Mesquita de Sexta-feira de Shemajá, considerada a primeira mesquita do Cáucaso após a Mesquita de Sexta-feira de Derbent, construída no ano de 734. Na chegada a Sheki, faremos uma visita a pé pelos principais atrativos da cidade, começando pelo Palácio do Khan de Sheki, o caravanserai e lojinhas de artesanato local. O Sheki Khan Saray, com dois andares, é um palácio que impressiona tanto pelo interior quanto pelo exterior. Seu interior é ricamente decorado com pinturas que retratam cenas de caça e de batalhas, além de complexas figuras geométricas e motivos florais. No centro da sala principal, veremos uma imponente vidraça colorida em mosaico, composta por até 5.000 peças de vidro por metro quadrado. Também visitaremos um ateliê de Shebeke, onde nos será apresentada a técnica de produção dessas famosas vidraças, com uma oficina prática explicativa. Em seguida, seguiremos até a aldeia de Kish, para visitar uma igreja da Albânia do Cáucaso, considerada a mais antiga da região, datada do século I. Trata-se de um templo de arquitetura albanesa erguido no alto de um promontório, nos arredores de Sheki. Chegada e check-in no hotel.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã e almoço).

7º Dia

SHEKI >>> LAGODEJI (FRONTEIRA) >>> REGIÃO DE KAJETIA >>> TBILISI

 

Café da manhã no hotel.

Após o café da manhã, seguiremos em direção à fronteira com a Geórgia. Por volta das 12h, realizaremos os trâmites de entrada no país, com troca de veículo e encontro com o novo guia. Neste dia, exploraremos uma das regiões mais férteis e pitorescas da Geórgia: Kakheti, conhecida por sua tradição vinícola, hospitalidade calorosa e paisagens que combinam vales exuberantes com as montanhas nevadas do Grande Cáucaso. Teremos uma experiência autêntica com um almoço tradicional georgiano na casa de moradores locais, saboreando pratos preparados com ingredientes frescos colhidos diretamente do quintal do anfitrião. Vamos nos sentar à mesa da família, e viver momentos que certamente ficarão na nossa memória como uma vivência genuína da cultura georgiana. Em seguida, visitaremos Signagi, conhecida como a "Cidade do Amor". Caminharemos por esta charmosa cidade do século XVIII, que nos encantará com sua muralha antiga, casas de madeira com varandas esculpidas e arquitetura tradicional. De lá, desfrutaremos de uma vista panorâmica do Vale de Alazani e das montanhas do Grande Cáucaso. Na sequência, visitaremos uma vinícola típica da região e faremos uma degustação de vinhos georgianos produzidos em tinajas de barro, seguindo uma antiga técnica que atravessa gerações. No final do dia, chegaremos a Tbilisi, capital da Geórgia.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã e almoço).

 

Observações: – A travessia da fronteira será feita a pé, por um trecho de aproximadamente 800 metros na zona neutra, com a bagagem.

– Após a entrada na Geórgia, o traslado até a cidade de Kvareli será realizado com motorista (sem guia), com duração aproximada de 1 hora. Em Kvareli, encontraremos o guia local e nos reuniremos com o restante do grupo para darmos continuidade à viagem pela Geórgia e Armênia.

8º Dia

TBILISI

 

Café da manhã no hotel

Após o café da manhã, dedicaremos o dia para explorar Tbilisi, a charmosa capital da Geórgia, em toda a sua beleza. Caminharemos por suas ruas estreitas e bairros antigos, apreciando as casas coloridas com varandas entalhadas, além de exemplos de arquitetura moderna. Iniciaremos nosso passeio pela Igreja de Metekhi, de onde teremos vista da parte antiga da cidade. Seguiremos caminhando pelas encantadoras vielas do centro histórico, conhecendo os principais monumentos da capital. De um ponto privilegiado, admiraremos o panorama do Casco Antiguo, passando pela antiga Fortaleza de Narikala, até chegarmos aos tradicionais Banhos de Enxofre, que deram origem ao nome da cidade. Encerramos o dia com um passeio pela Avenida Rustaveli, a principal via de Tbilisi, repleta de história, cultura e vida local. Retorno ao hotel.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã).

9º Dia

TBILISI >>> MTSKHETA >>> GORI >>> UPLISTSIKHE >>> GUDAURI

 

Café da manhã no hotel.

Após o café da manhã, deixaremos Tbilisi em direção a Mtskheta, antiga capital e centro espiritual da Geórgia com mais de 3 mil anos de história. Visitaremos dois importantes monumentos reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO: o Monastério de Jvari (séc. VI), construído no topo de uma colina com vistas panorâmicas, e a imponente Catedral de Svetitskhoveli (séc. XI), local onde, segundo a tradição, está enterrada a Túnica de Cristo. Seguiremos para a impressionante cidade rupestre de Uplistsikhe, datada do primeiro milênio a.C. e estrategicamente localizada na antiga Rota da Seda. Caminharemos por entre suas estruturas escavadas na rocha, incluindo antigas moradias, templos, adegas, salões, passagens subterrâneas e até um pequeno teatro, numa verdadeira viagem ao passado. Na sequência, faremos uma breve parada em Gori, cidade natal de Josef Stalin, para fotos externas nas proximidades do museu dedicado ao líder soviético. Subiremos em direção ao norte pela famosa Estrada Militar da Geórgia, admirando paisagens deslumbrantes das montanhas do Grande Cáucaso. No final do dia, chegaremos a Gudauri, conhecida estação de esqui localizada entre 2.000 e 2.200 metros de altitude. Chegada, check-in e jantar no hotel.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã e jantar).

 

Observação: A visita a Uplistsikhe envolve caminhada sobre terreno rochoso, trechos com desníveis, escadas e um pequeno túnel. Recomenda-se o uso de calçado fechado, chapéu/boné e protetor solar.

10º Dia

GUDAURI >>> KAZBEGI >>> TBILISI

 

Café da manhã no hotel.

Após o café da manhã, seguiremos viagem rumo a Kazbegi (atualmente conhecida como Stepantsminda), principal cidade da região montanhosa ao norte do país. Viajaremos por uma estrada cênica ao longo do rio Terek, cercados pelas paisagens imponentes do Grande Cáucaso. De Stepantsminda, realizaremos uma caminhada de aproximadamente 1h30 (total de 3h ida e volta), subindo por vales e florestas até alcançarmos a Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti, localizada a 2.170 metros de altitude. Em dias de céu aberto, será possível contemplar o majestoso Monte Kazbegi (5.047 m), um dos maiores glaciares da região. Após a visita, retornaremos a pé para Kazbegi. À tarde, voltaremos para Tbilisi. No caminho, faremos uma parada para admirar o belo complexo arquitetônico de Ananuri, às margens do fotogênico reservatório de Zhinvali, com suas águas de tons azul-esverdeados. Hospedagem em Tbilisi.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã).

 

Observação:

Em Kazbegi, é possível contratar um veículo 4x4 local (não incluso) para subir até a Igreja da Trindade, caso se deseje evitar a caminhada.

11º Dia

TBILISI >>> SADAJLO (FRONTEIRA) >>> HAGHPAT >>> SAGHMOSAVANK >>> YEREVAN

 

Café da manhã no hotel.

Após o café da manhã, partiremos rumo à fronteira entre Geórgia e Armênia, onde faremos os trâmites de imigração em Sadajlo, por volta das 10h. Lá, trocaremos de veículo e guia, dando início à nossa jornada pelo território armênio. Seguiremos viagem até o Monastério de Haghpat, fundado em 976 d.C., um dos maiores complexos monásticos da Armênia medieval e reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Sua estrutura apresenta uma cúpula central apoiada sobre quatro pilares robustos, característica marcante da arquitetura armênia tradicional. O interior do ábside abriga um afresco representando o Cristo Pantocrátor. As construções do complexo se interligam por galerias abobadadas, e há uma sala capitular datada do século XIII. Na sequência, visitaremos o Monastério de Saghmosavank, conhecido como o “Monastério dos Salmos”, fundado no século XIII e situado às margens do impressionante cânion do rio Kasagh. Ao final do dia, seguiremos até Yerevan, capital da Armênia. Chegada e check-in no hotel.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã).

12º Dia

YEREVAN >>> ECHMIADZIN >>> ZVARTNOTS >>> YEREVAN

 

Café da manhã no hotel.

Após o café da manhã, iniciaremos o passeio por Yerevan, capital da Armênia fundada em 782 a.C., sendo uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo. O centro da cidade, antes dominado pela arquitetura soviética, vem sendo transformado com edifícios modernos. Durante o passeio, veremos a Praça da República, concebida no estilo arquitetônico armênio tradicional, onde se destacam o Palácio do Governo, o Ministério das Relações Exteriores, o Correio Central e a Galeria Nacional de Arte. Visitaremos ainda o complexo Cascade, onde está localizada a famosa escultura do Gato de Fernando Botero, no centro de arte contemporânea Cafesjian. Subiremos a escadaria da Cascade para apreciar a vista panorâmica da cidade, com destaque para o Teatro da Ópera de Yerevan. Seguiremos ao Memorial Tsitsernakaberd, dedicado às vítimas do Genocídio Armênio de 1915, onde se encontram o monumento e o museu subterrâneo que relatam os trágicos acontecimentos da época. Em seguida, partiremos rumo à cidade de Echmiadzin, situada a apenas 20 km da capital. Visitaremos sua famosa Catedral, considerada o coração da Igreja Apostólica Armênia e uma das primeiras igrejas cristãs do mundo, construída entre os anos 301 e 303 d.C., durante o reinado de Tiridates III e sob a orientação de São Gregório, o Iluminador. No retorno a Yerevan, faremos uma parada nas ruínas do templo de Zvartnots, cujo nome significa “anjos celestiais”. Esta obra-prima da arquitetura do século VII é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua construção teve início em 642, por ordem do Catolicós Nerses III, no local onde, segundo a tradição, ocorreu o encontro entre o rei Trdat III e São Gregório, o Iluminador. Ao final do dia, retorno ao hotel em Yerevan.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã).

13º Dia

YEREVAN >>> KHOR VIRAP >>> NORAVANK >>> YEREVAN

 

Café da manhã no hotel.

Após o café da manhã, partiremos rumo ao sul para visitar o monastério de Khor Virap, cujo nome significa "masmorra profunda". Localizado a aproximadamente 45 km da capital, esse local é um dos destinos mais emblemáticos da Armênia. Khor Virap tem grande relevância histórica por estar diretamente ligado a São Gregório, o Iluminador, figura central na cristianização do país. Foi ali que Gregório ficou aprisionado por 13 anos a mando do rei Tiridates III. Segundo a tradição, após ser curado por Gregório de uma grave enfermidade, o rei converteu-se ao cristianismo, levando a Armênia a tornar-se o primeiro país do mundo a adotar o cristianismo como religião oficial, no ano 301.Seguiremos viagem até o monastério de Noravank, importante centro religioso do século XII. Noravank, que significa "Novo Monastério", está situado em um impressionante cânion formado pelo rio Arpa, em meio a paredões de rochas avermelhadas que criam uma paisagem única e de grande beleza natural. Sua localização isolada contribui ainda mais para a atmosfera espiritual do lugar.  Ao final do passeio, retorno ao hotel em Yerevan.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã).

14º Dia

YEREVAN >>> LAGO SEVAN >>> GARNI >>> GEGHARD >>> YEREVAN

 

Café da manhã no hotel.

Após o café da manhã, sairemos em direção ao norte para visitar o belíssimo Lago Sevan, situado a aproximadamente 60 km da capital. Com altitude de cerca de 2.000 metros acima do nível do mar e cobrindo cerca de 5% do território armênio, o Sevan é um dos maiores lagos de água doce da região do Cáucaso. Suas águas cristalinas e o cenário montanhoso ao redor fazem dele um dos destinos mais agradáveis para contemplação e lazer. Visitaremos o monastério de Sevanavank, fundado em 874 d.C. Seguiremos viagem até o vilarejo de Garni, a cerca de 30 km de Yerevan. Lá se encontra o único templo pagão preservado da Armênia, construído no século I d.C. durante o reinado de Tirídates I e provavelmente dedicado ao deus Mitra. Erguido sobre uma plataforma triangular, o Templo de Garni resistiu à cristianização do país e, após o ano 301, passou a integrar a fortaleza que serviu como residência de verão dos reis armênios. Nas imediações, também é possível ver os vestígios do antigo palácio real e dos banhos romanos, com mosaicos muito bem preservados. Por fim, visitaremos o monastério de Geghard, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Este complexo monástico do século XIII é famoso por ter igrejas parcialmente escavadas na rocha, com impressionante acústica e detalhes arquitetônicos únicos. Ao final do passeio, retorno a Yerevan.

Acomodação e pernoite.

Regime: (café da manhã).

15º Dia

YEREVAN >>> ...

 

Café da manhã no hotel.

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto internacional de Yerevan. Chegada, tempo livre para conexão. Em horário apropriado embarque em voo com destino a [...].

Regime: (café da manhã).

16º Dia

... >>> ...

 

Chegada em [...]. Em seguida, embarque com destino a cidade origem.

Regime: (sem refeições).

 

 

Fim de nossos serviços.

- Traslados aeroporto ao hotel e vice-versa e entre cidades em transporte regular (compartilhado) com assistência no idioma local;

- Passeios e excursões de acordo ao descrito no itinerário acima em serviço regular (compartilhado) com guia local no idioma espanhol;

- 12 (doze) noites de hospedagem de acordo a categoria escolhida com meia café da manhã diário (check-in 14h00 e check-out 12h00) e refeições de acordo ao especificado no itinerário acima;

- 03 (três) refeições em todo o itinerário, sendo 02 (dois) almoços e 01 (um) jantar;

- Seguro viagem Intermac com cobertura para covid;

- Assistência no idioma português 24 (vinte quatro) horas; 07 (sete) dias da semana no telefone emergencial da Ásia Total.

 

O QUE NÃO INCLUI 

- E-tickets aéreos internacionais e internos;

- Bebidas nas refeições, lavanderia, telefonemas e outros itens não informados no O QUE INCLUI;

- Gorjetas para os carregadores de bagagem, guias e motoristas.

FORMAS DE PAGAMENTO

Favor consultar-nos as formas de pagamentos vigentes.

 

POLITICA DE CANCELAMENTOS

1) Cancelamentos antes 30 (trinta) dias antes da partida, sem multa;

2) Cancelamentos entre 29 (vinte e nove) e 10 (dez) dias antes da chegada, cobrará 50% (cinquenta por cento) do valor total da reserva;

3) Cancelamentos entre 09 (nove) e 08 (oito) dias antes da chegada, cobrará 75% (setenta e cinco por cento) do valor total da reserva;

4) Cancelamentos dentro de 07 (sete) dias antes da chegada, cobrará 100% (cem por cento) do valor total da reserva;

5) Cancelamentos recebidos até o dia da chegada: multa de 100% (cem por cento) do valor total da reserva;

6) Não apresentação, no-show ou saídas antecipadas, multa de 100% (cem por cento) do valor total da reserva.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1) A partir do primeiro orçamento enviado, serão permitidos o envio de até 3 novas propostas ou alterações.  Uma vez atingido este limite, para prosseguirmos será necessária a sinalização no valor de USD 200,00 por pessoa e após a sinalização, consideramos até 02 novas cotações ou ajustes antes da efetivação da reserva. Em caso de efetivação da reserva, esse valor será descontado no pagamento total do programa. Caso a reserva não seja solicitada o valor será retido como Taxa de Prestação de Serviço de Consultoria (US$ 200 por pessoa);

2) As reservas devem ser solicitadas por escrito junto com a Ficha de reserva devidamente preenchida e a cópia do passaporte;

3) Cancelamento de reserva confirmada, não dará direito a reembolso do valor referente ao pagamento da prestação de serviço de reserva (US$ 200 (duzentos) por pessoa), depois que tal serviço foi prestado;

4) Importante ressaltar que dentro da validade de cada tarifa informada, a data do check-out deve coincidir com a última data de validade do período;

5) O máximo de bagagem permitido durante os traslados é de 01 (uma) mala de até 20kg por pessoa.

 

DOCUMENTAÇÃO - VISTOS & VACINAS

1) Documentos Necessários: Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 (seis) meses, com duas páginas em branco para cada país;

2) Para menores de 18 (dezoito) anos é obrigatória à autorização do pai e da mãe. Nos casos em que esteja viajando na companhia de apenas um dos pais é necessário autorizado por escrito do outro;

3) Visto/Vacina – Azerbaijão: Brasileiros precisam de visto de entrada para o Azerbaijão, para obter o visto e on-line no seguinte acesso e-visa acessando o link https://evisa.gov.az/en/apply-step1: Passaporte valido por no mínimo de 3 meses até a saída do pais, não é necessário apresentar o CIV (Certificado Internacional de Vacina) contra a febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 (dez) dias antes do embarque;

4) Visto/Vacina – Geórgia e Armênia: Brasileiros não precisam de visto de entrada a turismo com duração de até 90 dias com os seguintes documentos: Passaporte valido por no mínimo de 6 meses, e não é necessário apresentar o CIV (Certificado Internacional de Vacina) contra a febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 (dez) dias antes do embarque.