Tashkent, Samarcanda, Bukhara, Khiva, Almaty & Astana

Tashkent, Samarcanda, Bukhara, Khiva, Almaty & Astana

O Cazaquistão e o Uzbequistão são duas nações distintas situadas na região da Ásia Central. O Cazaquistão, com sua capital em Nur-Sultan, é conhecido por sua vasta paisagem de estepes e montanhas, e sua língua oficial é o cazaque. Por outro lado, o Uzbequistão, cuja capital é Tashkent, é famoso por suas antigas cidades da Rota da Seda, como Samarcanda e Bukhara, e sua língua oficial é o uzbeque. Ambos os países compartilham influências culturais e históricas da antiga civilização da Ásia Central.

17 dias | 13 noites
a partir de USD 3.870, 00
Solicitar orçamento Enviar este roteiro

BAIXAR O ROTEIRO EM PDF:

1º Dia

Sábado - Embarque

 

Apresentação no aeroporto internacional para trâmites de check-in no balcão de acordo com a companhia aérea selecionada.

Sábado - Embarque
2º Dia

Domingo – Conexão

 

Embarque em voo com destino a cidade de conexão. Após chegada, tempo livre até o embarque para Tashkent.

Domingo – Conexão
3º Dia

2ª feira - Tashkent (Uzbequistão)

2ª feira - Tashkent (Uzbequistão)

Chegaremos cedo a Tashkent, capital do Uzbequistão. Na chegada, realizaremos o traslado com acompanhamento de guia até o hotel. A hospedagem estará disponível no momento da chegada, com early check-in incluído. Após o check-in, tomaremos o café da manhã no hotel e teremos um período de descanso.

Na sequência, almoçaremos em um restaurante local. À tarde, faremos um breve passeio panorâmico pela cidade, com visita ao Museo de Arte Decorativo, seguido de um passeio pelo moderno parque urbano Tashkent City. Ao final das atividades, retornaremos ao hotel para descanso.

Acomodação.   

Regime: (Café da manhã e almoço).    

2ª feira - Tashkent (Uzbequistão)
4º Dia

3ª feira -Tashkent

 

Café da manhã no hotel. Em seguida, iniciaremos a visita pela capital do Uzbequistão, uma cidade onde o antigo e o moderno convivem de forma harmoniosa. Na parte antiga da cidade, visitaremos a Madrasa Barak Khan e o complexo arquitetônico Hasti Imam, considerado o centro religioso mais importante de Tashkent. Dando continuidade, conheceremos antigas escolas espirituais, com visita ao Mausoleo Kafal Shohi, entrada na Mesquita Tilla Sheykh e no Museu do “Corão do Califa Osman”, do século VII. Na sequência, faremos uma parada no Bazar Chorsu, principal mercado oriental de Tashkent, onde será possível realizar degustação da comida típica da região e adquirir lembranças do Uzbequistão produzidas artesanalmente por artesãos locais.

Durante o percurso, o guia nos contará sobre o devastador terremoto que, em 1966, deixou Tashkent em ruínas. Visitaremos o Monumento dedicado ao terremoto e, posteriormente, utilizaremos o Metro de Tashkent, que impressiona por sua decoração luxuosa em mármore e mosaicos. Almoçaremos em um restaurante local. Após o almoço, seguiremos com um tour panorâmico pela parte moderna da cidade, com paradas na Praça da Independência e da Eternidade e na Praça de Amir Temur. Também apreciaremos a vista exterior de um palácio do século XIX, que pertenceu ao neto de Nikolay I Romanov, da época em que o Uzbequistão fazia parte do Império Russo. Ao final das visitas, retornaremos ao hotel para descanso. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).

3ª feira -Tashkent
5º Dia

4ª feira - Tashkent > Samarcanda

 

Café da manhã no hotel, em seguida, realizaremos o traslado até a estação ferroviária para embarque no trem com destino a Samarcanda, conforme o horário disponível dos trens. Na chegada a Samarcanda, faremos o traslado ao hotel e realizaremos o check-in a partir das 14h. Samarcanda respira a história da Rota da Seda e é, sem dúvida, uma das cidades mais míticas e importantes do Uzbequistão. Visitaremos a famosa Praça do Registán, cujo nome significa “lugar das areias”, um exemplo único de arquitetura, formada por três madrasas, antigas escolas corânicas, decoradas com majólicas e cúpulas em tons de turquesa. Este local representa o antigo coração da cidade medieval e é um verdadeiro paraíso arquitetônico, composto pelas impressionantes madrasas de Ulugh Beg, Sherdar e Tilla-Kori, que juntas formam um conjunto de grande beleza. Almoçaremos em um restaurante local. Samarcanda é uma cidade de enorme importância para o povo uzbeque. Visitaremos o Mausoléu de Tamerlão, grande conquistador da Ásia Central, onde se encontram seus restos mortais. O Gur-e-Amir, conhecido como a “Tumba do Rei”, é um dos mais belos exemplos da arte timúrida. O local abriga o célebre epitáfio atribuído a Tamerlão: “Se eu me levantasse da minha tumba, o mundo inteiro tremeria”, carregado de lendas. É conhecida a história de que, em 22 de junho de 1941, por ordem de Stalin, o arqueólogo soviético Mikhail Gerasimov exumou o corpo de Tamerlão para reconstruir seu retrato escultórico. Nesse mesmo dia, Hitler invadiu a União Soviética, dando início à chamada Grande Guerra Patriótica, correspondente à Segunda Guerra Mundial no território russo. Outro monumento de grande destaque em Samarcanda é a Mesquita Bibi Khanum, construída com a participação dos melhores arquitetos e artesãos do império, trazidos como escravos de diversas regiões do vasto Império de Tamerlão. Ao final das visitas, retornaremos ao hotel para descanso. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).     

4ª feira - Tashkent > Samarcanda
6º Dia

5ª feira - Samarcanda > Bukhara

           
Café da manhã no hotel. Em seguida, partiremos em transporte confortável com destino a Bukhara, cidade lendária. Na chegada, realizaremos o traslado ao hotel e faremos o check-in. Almoçaremos em um restaurante local. Bukhara é uma das cidades mais importantes do Uzbequistão e uma das grandes joias do país, abrigando em seu centro histórico um conjunto impressionante de cúpulas em tons de turquesa e numerosos monumentos com séculos de antiguidade. Iniciaremos a visita pelo Complexo Lyabi-Hauz, uma ampla praça que, durante o período do Canato, tornou-se o centro comercial e religioso da cidade. Construído entre os séculos XVI e XVII, o Lyabi-Hauz é considerado o coração de Bukhara. No centro da praça, destaca-se um grande espelho d’água, um dos poucos que ainda se conservam dos muitos que antigamente abasteciam a cidade antiga. Visitaremos a Madrasa Kukeldash, uma imponente escola corânica construída por volta de 1570, que em sua época foi a maior madraça de toda a Ásia Central, e a Madrasa Nodir Devon Begi, edificada em 1622, cuja decoração apresenta a representação de dois pássaros mitológicos. À tarde, assistiremos a um espetáculo folclórico na Madrasa Nodir Devon Begi. À tarde, assistiremos a um espetáculo folclórico na Madrasa Nodir Devon Begi. Ao final das atividades, retornaremos ao hotel para descanso. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).

5ª feira - Samarcanda > Bukhara
7º Dia

6ª feira - Bukhara    

      
Café da manhã no hotel. Daremos continuidade à nossa viagem por Bukhara, uma cidade extraordinária que viu nascer Avicena, o grande médico do século X, e que é considerada uma das mais belas de todo o Uzbequistão. Bukhara localizava-se no cruzamento das caravanas da seda da China e das especiarias da Índia, representando, em seu auge, um importante centro comercial da Ásia Central. Visitaremos o Mausoléu dos Samânidas, dos séculos IX e X. Situado em um agradável parque, este mausoléu abriga o túmulo de Ismail Samani, fundador da dinastia Samânida. Em seguida, conheceremos a Mesquita Bolo Haouz, construída em 1712. Esta mesquita se diferencia das demais da cidade por seu pátio exterior com 20 belas colunas de madeira esculpida e ornamentada com motivos coloridos. Apesar de possuir 20 pilares que sustentam o teto, a mesquita é conhecida como a dos “40 pilares”, sendo os outros 20 refletidos no espelho d’água localizado em frente à mesquita. Almoçaremos em um restaurante local. Após o almoço, visitaremos a Fortaleza Ark, dos séculos V a XIX, a estrutura mais antiga da cidade, que serviu como residência dos emires de Bukhara. Na sequência, visitaremos os tradicionais bazares de Bukhara, localizados nos cruzamentos das principais ruas da cidade, sob belos tetos abobadados. Este complexo de cúpulas do século XVI, conhecido como Primeira, Segunda e Terceira Cúpulas, reúne antigos espaços comerciais e oficinas artesanais. No local, serão encontrados gorros de pelo de camelo, tecidos bordados, tapetes feitos à mão, pratos de cerâmica e lenços de seda. Teremos a oportunidade de vivenciar a experiência de negociar preços e procurar pequenos e grandes tesouros. Também visitaremos a Mesquita Magoki Attory, do século XII, a Madrasa Ulughbek, do século XV, a Madrasa Abdulaziz-Khan, do século XVII, e o Mausoléu e Manancial Sagrado Chasmai Ayub, do século XIV. Ao final das atividades, retornaremos ao hotel para descanso. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).     

6ª feira - Bukhara    
8º Dia

Sábado - Bukhara > Khiva         

 

Café da manhã no hotel. Em seguida, realizaremos o traslado rodoviário até Khiva, percorrendo aproximadamente 450 km, em um trajeto com duração estimada de 7 horas. Durante o percurso, almoçaremos em um restaurante local ou em formato de lunch box/picnic, conforme a logística do dia. Na chegada a Khiva, realizaremos o traslado ao hotel e faremos o check-in. Após a acomodação, teremos tempo para descanso no hotel. À tarde, apreciaremos o pôr do sol na terraça do hotel, acompanhados de uma taça de vinho ou cerveja, além de frutas ou uma tábua de queijos. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).     

Sábado - Bukhara > Khiva         
9º Dia

Domingo - Khiva > Urgench > Tashkent             

 

Café da manhã no hotel. Khiva é uma verdadeira cidade-museu, localizada no deserto e considerada a pérola do Uzbequistão. Antigamente, as caravanas da Grande Rota da Seda cruzavam esta cidade. Suas ruas de pedra, mesquitas de argila, padrões decorativos elaborados e as imponentes muralhas das fortalezas impressionam até mesmo os viajantes mais experientes. Segundo a lenda, Khiva cresceu ao redor de um poço chamado Keivah, cavado por Sem, filho do justo Noé. Arqueólogos afirmam que Khiva já existia no século VI a.C. e era então chamada de Kheyvak. O poço de mesmo nome permanece até hoje no centro da cidade. Antes da conquista árabe, Khiva era uma cidade zoroastrista. Em 712, após Qutayb Ibn Muslim chegar ao poder em Khiva, quase todos os cientistas e representantes das famílias nobres foram aniquilados. Entre os séculos IX e XI, Khiva transformou-se em um importante centro religioso e científico, onde atuaram personalidades como Al-Khorezmi e Al-Beruni. Em 1220, a cidade foi devastada pelas tropas de Gengis Khan. No século XVI, as tribos nômades uzbeques chegaram a Khiva e, em 1598, a cidade foi proclamada capital do Canato de Khiva. Na primeira metade do século XVII, tornou-se um dos principais centros islâmicos da região. Visitaremos o coração fortificado da cidade, conhecido como Itchan Kala, além da Kalta Minor, da Fortaleza Kunya Ark, da Madrasa Mohammed Rahim Khan, do Minarete e da Madrasa Islom Khodja e da Madrasa Allakuli Khan. Todo o centro histórico é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. Almoçaremos em um restaurante local. À tarde, visitaremos o Complexo Arquitetônico Tash Hovli, com destaque para o harém do século XIX, o Mausoléu de Pahlavan Mahmud, dos séculos XIV a XVIII, a Mesquita Juma, do século X, e o Mausoléu de Said Allauddin.

Em seguida, realizaremos o traslado ao aeroporto de Urgench, a aproximadamente 30 km. Embarcaremos em voo com destino a Tashkent, conforme o horário dos voos, sujeito a alterações e disponibilidade. Na chegada a Tashkent, realizaremos o traslado ao hotel e faremos o check-in. Ao final do dia, teremos tempo para descanso no hotel. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).     

Domingo - Khiva > Urgench > Tashkent             
10º Dia

2ª feira - Tashkent > Almaty (Cazaquistão)       


Café da manhã no hotel ou em formato de café da manhã box conforme o horário do voo. Em seguida, realizaremos o traslado ao aeroporto para embarque com destino a Almaty. Na chegada ao Aeroporto Internacional de Almaty, realizaremos os trâmites de imigração e alfândega. No aeroporto, seremos recepcionados pelo motorista, que estará aguardando com uma placa de identificação. Na sequência, faremos o traslado ao hotel e realizaremos o check-in a partir das 14h. Teremos tempo livre para atividades pessoais.  Acomodação.

Regime: (café da manhã).

2ª feira - Tashkent > Almaty (Cazaquistão)       
11º Dia

3ª feira - Almaty            


Café da manhã no hotel. Saída para passeio de dia inteiro por Almaty. Neste dia, visitaremos o centro histórico da cidade e conheceremos alguns dos locais que melhor refletem a história de Almaty. Nossa primeira parada será no Parque dos 28 Guardas de Panfilov, nomeado em homenagem à divisão da Segunda Guerra Mundial formada por homens da região de Almaty, sob o comando do general Ivan Panfilov. O parque é muito frequentado por moradores e visitantes. Em seu interior, veremos a Chama Eterna, monumentos dedicados a diferentes heróis, a Catedral da Ascensão, uma igreja ortodoxa de madeira que resistiu milagrosamente a um forte terremoto no século XX, e o Museu de Instrumentos Musicais, onde será possível admirar uma coleção com mais de mil peças, incluindo exemplares raros datados do século XVII. A poucos minutos de caminhada, visitaremos outra atração importante de Almaty, o Bazar Verde, também conhecido como Mercado Verde, uma excelente oportunidade para vivenciar um autêntico mercado oriental. No local, será possível experimentar comidas típicas, negociar preços e adquirir produtos locais a valores atrativos. Almoçaremos em um restaurante local. Após o almoço, realizaremos um tour a pé por Almaty, com duração aproximada de 1 a 1,5 hora, explorando o coração cultural da cidade. Iniciaremos no Teatro de Ópera e Ballet Abay, um símbolo da arquitetura estalinista e das artes cênicas. Em seguida, caminharemos pela animada Rua Panfilov, conhecida por seus cafés, arte urbana e músicos de rua, finalizando no vibrante Arbat, famoso por seu artesanato local e lojas de lembranças. Nossa última visita do dia será ao Kok Tobe, um parque localizado a cerca de 1.100 metros de altitude, em uma colina verde muito popular entre moradores e visitantes. Subiremos de teleférico e, em aproximadamente 10 minutos, apreciaremos uma vista panorâmica espetacular da cidade. Após a descida, retornaremos ao hotel. Ao final do dia, descanso no hotel. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).

3ª feira - Almaty            
12º Dia

4ª feira - Almaty            


Após o café da manhã, iniciaremos nossa exploração pelos arredores naturais mais emblemáticos da cidade, com visita às Montanhas Ili Alatau. O Parque Nacional Ili Alatau, fundado em 1996, estende-se por cerca de 120 km e possui uma área total superior a 200.000 hectares. As altitudes variam entre 600 e 5.000 metros, proporcionando paisagens impressionantes e grande diversidade natural.

Nossa primeira parada será em Medeu, que no passado foi a pista de patinação no gelo mais alta do mundo, situada a 1.691 metros acima do nível do mar. Embora atualmente esteja fechada para reformas até 2027, a região continua sendo muito visitada por suas paisagens alpinas e trilhas para caminhada. Nosso principal destino do dia será a Estação de Montanha Shymbulak, o destino alpino mais famoso da Ásia Central. Localizada a 2.260 metros de altitude, Shymbulak oferece vistas espetaculares das montanhas, cafés aconchegantes, trilhas para caminhada e, no inverno, algumas das melhores pistas de esqui da região. Mesmo no verão, permanece um local muito apreciado por moradores e visitantes, graças ao clima fresco e aos panoramas impressionantes. Para chegar às áreas mais altas, utilizaremos um sistema de teleférico com três trechos:

  • Trecho 1: Medeu até Shymbulak (2.260 m)
  • Trecho 2: Shymbulak até a estação intermediária (2.800 m)
  • Trecho 3: Estação intermediária até o Passo Talgar (3.200 m), com vistas panorâmicas da cordilheira Zailiyskiy Alatau

Nota: Em caso de manutenção do teleférico, será disponibilizado um eco-transfer até a estação base de Shymbulak.

Almoçaremos em um restaurante local. Após o almoço, retornaremos à cidade e visitaremos o Museu de Artes de Almaty. Atualmente aberto ao público, o museu tornou-se rapidamente um dos principais pontos culturais da cidade, apresentando uma combinação dinâmica de arte contemporânea cazaque, exposições internacionais e instalações interativas, localizado no coração de Almaty. Em seguida, faremos um passeio pela Praça da República, um dos principais símbolos da independência do Cazaquistão. No local, veremos o Monumento da Independência com o Guerreiro Dourado, o Prédio da Prefeitura, as fontes e amplos espaços públicos, ideais para fotografias e para aprofundar o conhecimento sobre a história do país. Ao final das visitas, realizaremos o traslado de retorno ao hotel. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).

4ª feira - Almaty            
13º Dia

5ª feira - Almaty > Povoado Étnico Cazaque > Almaty > Astana     

      
Tomaremos o café da manhã no hotel e realizaremos o check-out. Às 10h00, partiremos em direção ao Povoado Étnico Cazaque “Os Hunos”, localizado a aproximadamente 35 km da cidade. O “Os Hunos” é um povoado étnico ideal para quem deseja vivenciar rituais, jogos nacionais e tradições cazaques. Na chegada, seremos recebidos com o ritual de boas-vindas “Shashu”, no qual doces são lançados à frente dos convidados, que devem recolhê-los. Segundo as antigas crenças, esses doces trazem boa sorte. Durante o programa de entretenimento, acompanharemos e participaremos do processo de confecção do feltro, visitaremos uma yurta e aprenderemos sobre a montagem e desmontagem das yurtas cazaques, além das diferenças entre uma yurta cazaque e uma gher mongol. Também presenciaremos rituais tradicionais como “Besikke salu” e “Tusau kesu”. Assistiremos a um espetáculo de cavaleiros cazaques e a jogos típicos, como o “Kyz Kuu”, no qual um rapaz persegue uma moça a cavalo para tentar beijá-la em movimento e, caso não consiga, passa a ser perseguido por ela, que o atinge com um chicote, e o “Atpen Audaryspak”, uma luta tradicional cazaque realizada sobre cavalos. A visita continuará com danças típicas, música e costumes tradicionais. Almoçaremos com uma refeição tradicional no povoado. Durante a experiência, poderemos provar o “Baursak”, pão tradicional cazaque. Aqueles que desejarem passar mais tempo em contato com a natureza poderão reservar um passeio a cavalo pelas montanhas, com ou sem guia. Assistiremos ainda ao espetáculo de cavalaria cazaque “Dzhiguitovka”, que apresenta múltiplos e complexos truques realizados sobre cavalos em movimento, incluindo tiro ao alvo. Desde o início do século XVIII até os dias atuais, essa prática é considerada um esporte equestre nacional entre cazaques, cossacos e outros povos do Cáucaso e da Ásia Central, sendo praticada por homens e mulheres. Às 15h30, retornaremos à cidade e, na sequência, realizaremos o traslado ao aeroporto. Às 18h35, embarcaremos em voo com destino a Astana. Às 20h15, chegaremos a Astana e realizaremos o traslado ao hotel. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).

5ª feira - Almaty > Povoado Étnico Cazaque > Almaty > Astana     
14º Dia

6ª feira - Astana       

     
Café da manhã no hotel. Iniciaremos com um passeio a pé desde o hotel, seguindo pelo Bulevar Nurzhol até o Monumento Baiterek, em um trajeto de aproximadamente 15 minutos. Visitaremos a Torre Baiterek, o símbolo mais icônico de Astana. Com 97 metros de altura, este monumento futurista representa o mítico Árvore da Vida e oferece vistas panorâmicas da cidade a partir de sua plataforma de observação localizada na esfera dourada. Em seguida, seguiremos para o Astana Opera, onde realizaremos uma visita ao teatro. Dando continuidade, visitaremos o Khan Shatyr, a maior estrutura do mundo em forma de tenda, que abriga um complexo de compras, gastronomia e entretenimento sob sua cobertura translúcida. Almoçaremos em um restaurante local. Após o almoço, visitaremos a Mesquita Central de Astana, a maior da Ásia Central, reconhecida por sua impressionante fachada em mármore branco, cúpulas douradas e elaborados desenhos islâmicos. Faremos também uma breve parada no Museu do Espaço ao Ar Livre, que apresenta modelos em tamanho real de naves espaciais históricas, como Protón, Soyuz e Buran, em homenagem ao papel do Cazaquistão na exploração espacial mundial por meio do Cosmódromo de Baikonur. Ao final das visitas, realizaremos o traslado de retorno ao hotel. Teremos tempo livre para atividades pessoais. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).

6ª feira - Astana       
15º Dia

Sábado - Astana      

       
Café da manhã no hotel. Iniciaremos o dia com visita ao Museu Nacional do Cazaquistão, o maior do país. Suas 10 salas temáticas apresentam exposições que vão desde a história antiga e a etnografia até o processo de formação do Cazaquistão como um Estado moderno. Em seguida, visitaremos o Palácio da Paz e da Reconciliação, uma impressionante pirâmide de vidro projetada por Norman Foster. Construído com base nas proporções do número áureo, com 62 metros de altura e largura, o edifício funciona como um centro mundial de diálogo inter-religioso e cultural. Na sequência, passaremos pela Mesquita Hazret Sultan para uma visita externa, a segunda maior mesquita da Ásia Central, reconhecida por suas cúpulas monumentais e elegante arquitetura islâmica. Almoçaremos em um restaurante local. Após o almoço, faremos um passeio pelo calçadão às margens do rio Esil. Ao final das atividades, realizaremos o traslado de retorno ao hotel. Teremos tempo livre para atividades pessoais. Acomodação.

Regime: (café da manhã e almoço).

Sábado - Astana      
16º Dia

Domingo - Astana       

  
Café da manhã no hotel e, no horário adequado, seguiremos para o aeroporto para embarcar rumo ao próximo destino.

Regime: (café da manhã).         

Domingo - Astana       
17º Dia

2ª feira - Desembarque

 

Chegada ao próximo destino



Fim de nossos serviços.

2ª feira - Desembarque

- Traslados aeroporto–hotel–aeroporto e entre cidades em serviço regular (compartilhado);

- Passeios e visitas conforme o itinerário, em serviço regular (compartilhado) com guia no idioma em espanhol;

- 13 noites de hospedagem de acordo na categoria escolhida com café da manhã diário (check-in 15h00 e check-out 12h00);

- Early check-in na chegada a Tashkent;             

- 12 almoços incluso;

- Bilhetes de trem nos trechos: Tashkent / Samarcanda com assentos reservados em classe turística, a ser entregue pelo operador local;        

- Bilhete aéreo para os trechos internos: Urgench / Tashkent, Tashkent / Almaty e Almaty / Astana (classe econômica, emitidos e entregues pelo operador local);        

- Seguro viagem Intermac com cobertura para covid;

- Assistência no idioma português 24 (vinte quatro) horas; 07 (sete) dias da semana no telefone emergencial da Ásia Total.

 

O QUE NÃO INCLUI:
- E-tickets aéreos internacionais e internos;
- Bebidas nas refeições, lavanderia, telefonemas e outros itens não informados no O QUE INCLUI;
- Gorjetas para os carregadores de bagagem, guias e motoristas.

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Favor consultar-nos as formas de pagamentos vigentes.

 

POLITICA DE CANCELAMENTO:
1) Cancelamentos recebidos 31 dias ou mais antes da saída, sem multa;         
2) Cancelamentos recebidos entre 30 e 21dias antes da saída, multa de 10% do valor total da viagem;          
3) Cancelamentos recebidos entre 20 e 10 dias antes da saída, multa de 20% do valor total da viagem;         
4) Cancelamentos recebidos entre 09 e 02 dias antes da saída, multa de 30% do valor total da viagem;         
5) Cancelamentos recebidos até 01 dia antes da saída, multa de 50% do valor total da viagem;          
6) Cancelamentos recebidos até o dia da chegada, multa de 100% do valor total da viagem;
7) Não apresentação, no-show ou saídas antecipadas, multa de 100% do valor total da reserva.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1) A partir do primeiro orçamento enviado, serão permitidos o envio de até 3 novas propostas ou alterações.  Uma vez atingido este limite, para prosseguirmos será necessária a sinalização no valor de USD 200 por pessoa e após a sinalização, consideramos até 02 novas cotações ou ajustes antes da efetivação da reserva. Em caso de efetivação da reserva, esse valor será descontado no pagamento total do programa. Caso a reserva não seja solicitada o valor será retido como Taxa de Prestação de Serviço de Consultoria (US$ 200 por pessoa);
2) As reservas devem ser solicitadas por escrito junto com a Ficha de reserva devidamente preenchida e a cópia do passaporte;       
3) Cancelamento de reserva confirmada, não dará direito a reembolso do valor referente ao pagamento da prestação de serviço de reserva (US$ 200 (duzentos) por pessoa), depois que tal serviço foi prestado;
4) Importante ressaltar que dentro da validade de cada tarifa informada, a data do check-out deve coincidir com a última data de validade do período;    
5) O máximo de bagagem permitido durante os traslados é de 01 (uma) mala de até 20kg por pessoa.

 

DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM:

                            VISTOS E VACINAS
1) Documentos necessários: Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 (seis) meses e no mínimo de 02 (duas) páginas em branco por pais;       
2) Para menores de 18 (dezoito) anos é obrigatória à autorização do pai e da mãe. Nos casos em que esteja viajando na companhia de apenas um dos pais é necessário autorizado por escrito do outro;
3) Visto/Vacina – Uzbequistão & Cazaquistão: Brasileiros não precisam de visto. É necessário apresentar o CIV (Certificado Internacional de Vacina) contra a febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 (dez) dias antes do embarque.