Tajiquistão: Um paraíso persa no meio da Rota da Seda
Os mercados tajiques são réplicas vivas de muitos capítulos de “As Mil e Uma Noites”. A relação entre as pessoas é marcante e contém uma hospitalidade singular. Tudo isso você sentirá passando pela capital Dushanbe e por Khujand, onde fica um dos maiores e mais importantes mercados do país. Outro ponto alto da viagem será a mesquita Kok-Gumbaz, que se destaca pelo domo azul entre os grandes palácios de Shakhrisabz. Num plano de fundo quase infinito de montanhas, você se encantará pelas paisagens do Pamir e do Vale Wakhan, onde existem grandes fortalezas da época da Rota da Seda.
Programe-se | Se você quiser colocar o trekking pelo Pamir como topo da lista, prefira viajar de junho a setembro com o clima a favor. O período em que o frio é mais rigoroso aqui costuma ser de novembro a fevereiro.
Coloque na rota | A menos de 100km de Khujand fica Istaravshan, uma das cidades mais antigas da região, antes conhecida como Uroteppa. Aqui, como em boa parte do país, a criação de ovelhas faz parte da paisagem e há diversos locais para você se conectar com a gastronomia e os costumes dos tajiques.