Se você é apaixonado por história e cultura árabe esse é o lugar certo, é a própria combinação de tradição e modernidade. Omã é um país incrível, hospitaleiro e abre as portas para visitantes que desejam conhece-los de forma mais natural. Esbanjam suas belezas em terras desérticas e montanhosas, além de seus tradicionais valores que tornam Omã um destino de viagem incrível.
Omã é o sinônimo de aventuras, com diversas opções. Local ideal para a prática do mergulho, sendo a melhor época entre abril e outubro, seja nas águas cristalinas de Bandar Khayran, a 25km de Mascate, capital do país, ou no enclave de Musandam, situado ao norte dentro dos Emirados dos Árabes Unidos. Ao norte do Sultanato é possível visitar as ilhas de Daymanyiat, com golfinhos presentes o ano todo no litoral, raias e baleias entre fevereiro e março. E se você prefere os circuitos de caminhada, é recomendado o trekking em Omã, entre os meses de setembro e maio, um bom exemplo de circuito pode ser a ascensão da montanha Jebel Shams, que chega a 3.000m de altura e passa por maravilhosas paisagens.
A principal atração de Mascate é a Grande Mesquita do Sultão Qaboos, que foi dada de presente à nação pelo Império Otomano de um modo pacífico e neutro, para comemorar os 30 anos de seu sultanato. Possuí um interior luxuoso e se destaca pelos seus enormes lustres de cristais. Um fato interessante é o gigante tapete que cobre seu interior, o mesmo foi feito por 600 mulheres e demorou 4 anos para ser finalizado, já foi considerado o maior tapete persa do mundo.
Outra parada indispensável é o Palácio Al Alam do Sultão Qaboos, localizado no centro antigo de Mascate. Pintado com as cores azul e amarelo, sendo o azul representando o mar e o céu de Omã, e o amarelo representando o sol e o petróleo do país. É um exemplo impressionante da arquitetura islâmica contemporânea, rodeado por jardins e pelo porto, e atrás do palácio é onde está localizada a pequena casa de hóspedes, onde ficam as autoridades e chefes de estado que visitam o país. Embora o palácio só possa ser visto do lado de fora, não sendo permitida sua entrada, é um local que vale a pena ser conhecido.
Se você gosta da parte de compras e comércio, é interessante visitar o Muttrah Souk, o qual está localizado no calçadão beira-mar de Corniche. São vendidos todos os tipos de especiarias, como sapatos, ouros, cashmeres e utensílios tradicionais árabes, com suas próprias características.
Programe-se | É possível visitar o país durante qualquer época do ano, por possuir um clima árido e desértico, sendo de junho a setembro o auge do calor. Porém, é recomendável ir em épocas que o tempo fica mais fresco e agradável, de outubro a abril.