Georgia

Seria quase impossível não ficar maravilhado com o incrível país medieval, com sua riqueza natural e histórias únicas. Ou por suas terras de montanhas cheias de neve e seus gigantes castelos. O que não falta são motivos para deixar você encantado.

Um dos locais que é imperdível visitar é a Cidade Antiga, onde ruas estreitas abrigam casas tradicionais com sacadas e varandas e construções históricas, como as igrejas Metekhi, Sioni e Anchiskhati. No alto de uma colina, o Forte Narikala, uma cidadela amuralhada persa, rende uma vista maravilhosa para a cidade e é possível ser feita pelo teleférico que sai do Parque Rike. No centro histórico também ficam as termas, onde é possível se banhar nas famosas águas sulfurosas.

Outro interessante passeio a ser feito é ao longo da Avenida Rustaveli, a principal via da cidade, que abriga a casa de ópera, palacetes, o Parlamento, museus de arte e história, cafés, lojas e restaurantes. Próximo a essa avenida, é possível explorar o mercado de pulgas para encontrar todo o tipo de relíquias históricas guardadas pelos habitantes da cidade. Tbilisi ainda surpreende com algumas construções modernas, como a Ponte da Paz, toda em vidro e aço, e o teatro no Parque Rike.

Indo um pouco fora do centro, é interessante visitar também a belíssima Catedral de Sameba, a terceira cartedral ortodoxa mais alta do mundo.

A culinária georgiana precisa ser explorada, principalmente seu prato tradicional Khinkali, pasteis cozidos recheados, porém sua gastronomia reserva muito mais, como Khachapuri, Acharuli Khachapuri e Imeruli Khachapuri. E para ficar ainda melhor, é delicioso acompanhar as refeições com o inigualável vinho georgiano. É possível encontrar todos os vinhos e bons exemplares tanto nos restaurantes quanto nos supermercados, porém se estiver em busca dos melhores vinhos, vá à adega Wine Gallery, quase escondida em uma rua da cidade. A variedade de bebidas é imensa, com garrafas disponíveis para todos os gostos e bolsos.

Programe-se | A melhor época para uma viagem à Geórgia são os meses de primavera e verão (maio a setembro). Se você deseja fazer caminhadas nas montanhas, julho e agosto são os melhores meses, mas se quiser passar umas férias à beira-mar, os meses são entre junho e agosto.

Roteiros Sugeridos