Turcomenistão

De longe o mais misterioso e inexplorado dos stans (istão) da Ásia Central, o Turcomenistão ficou famoso pela ditadura bizarra de Saparmyrat Niyazov, que governou como “Turkmenbash” (“líder dos turcomanos”) até sua morte em 2006.

Niyazov cobriu essa pequena república do deserto conhecido com monumentos grandiosos e estátuas de ouro. Embora muitas dessas estátuas tenham sido desmanteladas, muitos visitantes ainda pensam no Turquemenistão como uma espécie de parque temático totalitário. Mas o menos visitado dos países da Ásia Central é muito mais do que isso - é uma terra antiga de grande espiritualidade, tradição e beleza natural.

As cidades antigas de Merv e Konye-Urgench inspiram visões de caravanas ao longo da antiga Rota da Seda, enquanto a beleza assombrosa do deserto de Karakum e outros fenômenos naturais peculiares são igualmente fascinantes. A experiência turcomena completa é, em última análise, misturar-se com as pessoas calorosas do local, cuja hospitalidade é ímpar.

Turcomenistão: Uma experiência exótica

Localizado na Ásia Central e faz fronteira com o Irã, Afeganistão, Cazaquistão e Uzbequistão, e posso te adiantar que é um país surpreendente, e um dos lugares mais lindos e exuberantes para se conhecer. Deserto, simplicidade, modernidade, sítios arqueológicos recheados de histórias e megas construções com suas luzes coloridas. Esse é só o começo...

Programe-se |
A melhor época para visitar o Irã é de março a maio e de setembro a outubro — assim você evita o calor sufocante do verão e o inverno rigoroso com estradas bloqueadas por neve. No entanto, por ser alta temporada, os preços estarão mais altos, especialmente em abril. Junho e outubro podem oferecer melhores condições, caso você não se importe em adaptar o vestuário.

Experimente | Chekdarmeh – É a comida mais importante e famosa de Turkmens feita com arroz e cordeiro. E em vez de pasta de tomate, eles usam ingredientes naturais, como tomates e cenouras que não têm conservantes. Todos os turcomanos tentam usar principalmente materiais naturais em seus alimentos.

Coloque na rota | Popularmente conhecida como Porta para o Inferno, a Cretera de Darvaz é um dos lugares mais incríveis do Turcomenistão. É um campo de gás natural, com uma cratera que possui uma chama que continuamente vem queimando desde 1971. Foi incendiada para que seu gás não intoxicasse animais e povoados vizinhos, transformando-se em um dos maiores pontos turísticos do país. O visual é gratificante e ao entardecer ela fica ainda mais impressionante. Caminhar ao redor da cratera proporciona uma sensação única, de beleza, calor, vento e aconchego. Uma experiência realmente inesquecível. E, para os amantes de paisagens, você precisa visitar a Torre Turcomenistão, localizada em Asgabat, capital do país. É a estrutura mais alta do país e nela é possível observar as paisagens naturais de Asgabat.

Roteiros Sugeridos