Tajiquistão - O termo "predominantemente montanhoso" não faz justiça a um país onde mais de 90% do território é de terras altas.
Este fato da natureza deu ao Tajiquistão uma vantagem preciosa sobre os seus vizinhos, nomeadamente algumas das paisagens mais inspiradoras e de grande altitude do mundo.
Em Dushanbe estão lagos multicoloridos, picos que imploram para serem escalados e passagens altas que emocionam viajantes relutantes. Entre este esplendor natural, estão aldeias e cidades dispersas que sobrevivem face a face em cada estação extrema.
Não tem sido fácil para essas comunidades tradicionais se adaptarem ao mundo em mudança além de suas fortalezas nas montanhas. Entretanto, elas são receptivas a estranhos e desculpam alegremente faux-pas cultural, como parte e parcela de sua orgulhosa democracia. Para os visitantes tolerantes a algumas dificuldades de viagem, torna-se muito compensatória o raro vislumbre da experiência vivida no "Telhado do Mundo".
Apesar de ser o menor país da Ásia Central, o Tajiquistão é uma autêntica ilha em termos paisagísticos e culturais. Dos grandiosos montes Pamir à antiga Rota da Seda, trata-se de um país propenso a passar marcadamente pelo turismo.