Botswana

São riquezas, paisagens impressionantes, abundância de fauna, flora e animais selvagens. O melhor lugar para aventuras, viagens, conhecimento, safari. Um dos melhores destinos para quem procura explorar as belezas do continente africano.

Safáris e passeios pelo Okavango são uma das principais atividades a se fazer no país, e pode-se comparar o Delta do Okavango ao Pantanal do Brasil. Por lá os animais andam livremente, em parques enormes sem cercas e, por isso, fazer um safari nesse local é vivenciar a verdadeira África Selvagem.

Chobe compreende mais de 10.000km2 de ecossistemas ricos, paisagens exuberantes e natureza em abundância, e é também conhecido como ‘’A Terra dos Gigantes’’ por ser o lar da maior população de elefantes da África. O Chobe National Park abriga 120 mil elefantes espalhados pelo parque, além de búfalos e leões. Os animais se concentram em torno do rio e também permite que o safari seja feito de barco. É possível ver um pôr do sol inesquecível. Já Kalahari, maior que Chobe, se estende por mais de 50.000 km2, sendo boa parte dele inacessível, porém também é possível encontrar uma boa variedade de animais.

Para quem é apaixonado por tradições culturais, vale muito a pena visitar o Norte do país e conhecer algumas vilas como Etsha e Gumare, famosas por seus trabalhos artesanais. O Sudoeste, em um local chamado Thamaga, o artesanato também está ganhando força e se destacando pela produção de peças de cerâmica. Um pouco mais sobre a trajetória do país, em Kalahari, existem exemplares de pinturas rupestres que estão bem conservados e possuem mais de 20 mil anos de idade. Tsodilo Hills, chamado de ‘’Louvre do Deserto’’, também possuem mais de 4.500 pinturas pré-histórias em pouco espaço e dados indicam que essas atividades humanas estão presentes há mais de 100.000 anos.

Programe-se | A melhor época para visitar o país é no inverno, entre os meses de abril a novembro. Nesse período as temperaturas são baixas e o clima seco, com dias ensolarados. Não é recomendável ir durante o verão devido ao clima muito úmido, calor forte e chuvas frequentes.

Botswana: Conexão com a natureza

Espetáculos da natureza e lugares extraordinários, fazem parte desse país africano, um local que deve estar incluído no seu roteiro de viagem. O meio ambiente é ressaltado por sua beleza com lugares magníficos a serem visitados e exataltados.

Programe-se | A melhor época para visitar o país é no inverno, entre os meses de abril a novembro. Nesse período as temperaturas são baixas e o clima seco, com dias ensolarados. Não é recomendável ir durante o verão devido ao clima muito úmido, calor forte e chuvas frequentes.

Experimente | “Pap” – Ou conhecido como ‘’Bogope’’, espécie de mingau feito com farinha de milho, que acompanha a maioria dos pratos do país. Outro prato popular no país, que dizem ser surpreendente é o Masonja, preparado de carne amarela, vermes (lagartas) cozidos secos e cozinhados com cebola, tomate, especiarias e às vezes, mel. E por último, outro alimento popular é o sorgo, uma espécie de cereal, utilizado como base alimentar no país. Sopas, pães, bebidas: tudo pode ser preparado com ele.

Coloque na rota | O Lago Myvatn não se trata apenas de um lago imenso e lindo no coração do norte do país. O melhor dele é que no seu lado oriental há umas 5 atrações que, embora distem pouco uma da outra (sempre se deslocando em carro), não poderiam ser mais diferentes entre si e uma mais interessante do que a outra. Outro passeio imperdível é a Jökulsárlón, ou Laguna dos Icebergs, ir até a Islândia e não passear dentro dessa laguna é inaceitável.

Roteiros Sugeridos