Índia: De tantas possibilidades, o que escolher?
Com certeza, a Índia é um dos destinos que mais mexem com o imaginário das pessoas, de todos os estilos e de todas as partes do mundo. Terra dos marajás e da famosa comida preparada com curry, tudo por aqui é rico e fascinante. A começar por Mumbai, descontraída e totalmente agitada, você achará as melhores vistas do mar no Marine Drive e na Ilha de Elefanta. Para conhecer a famosa Bollywood tem várias opções de tour pelo estúdio que incluem até show de dança. O monumento mais famoso de Mumbai é o Gateway of India e próximo está o terminal da estação de trem Chhatrapati Shivaji (ou Victoria Terminal). Ainda, vale uma boa visita à região norte para curtir as trilhas do Parque Nacional Sanjay Gandhi. Já na região de Pune, ficam as encantadoras cavernas Karla e Bhaja.
Em Goa, à altura dos olhos ou no clima de tradição das vilas, é bem nítida a herança colonial portuguesa sincronizada na localidade do que é típico só dali. Na costa ocidental, de frente para o Mar Árabe, as grandes atrações aqui são os monumentos abraçados pela UNESCO, os tours pelas plantações de Ponda, as praias de Baga e Palolem e, é claro, o horizonte visto dos deques de Dona Paula.
Na vez de Nova Délhi, seu encontro será certo com uma metrópole moderna. Chandi Chowk, Paharganj e Sarojini Nagar são os mercados favoritos pelo custo-benefício, já o Dilli Haat se destaca pela combinação entre o ambiente do vilarejo de cabanas com telhado de palha e as peças originais feitas pelos próprios moradores. Considerado uma “joia da era mongol”, o Red Fort (ou Lal Quila) conta com 300 anos de história e visitá-lo à noite é especial, principalmente, pelos efeitos luminosos e o fundo musical. Na cidade outros tesouros certos são o sagrado Gurudwara Bangla Sahib, Connaught Place, o India Gate, a Tumba de Humayun e o conjunto que inclui o Qutub Minar, o Pilar de Ferro e a Tumba de Altamish. Passando o Rio Yamuna, você vai se encantar pela beleza do Templo Swaminarayan Akshardham, que reuniu mais de 8 mil voluntários de todas as partes do mundo em mais de 300 milhões de horas.
Em Jaipur, capital do estado do Rajastão, os prédios de estuque parecem saídos dos livros e explicam o apelido de “a cidade cor-de-rosa”. Os pontos principais são o City Palace, o Hawa Mahal e os Fortes Amber e Jaigarh. Com direito à uma subida de vista espetacular, o Forte Amber será um dos seus lugares favoritos para fotos com o Hall de Espelhos (ou Sheesh Mahal). Ao sul do forte, fica Birla Mandir, um templo hindu na base da colina Moti Doongri. E, é claro, não pode faltar o Forte Nahargarh (originalmente Sudarshangarh), que fica nas colinas de Aravali. No extremo norte, logo na fronteira com o Paquistão, está Amritsar que é o maior centro cultural e comercial no coração do Punjab. A cidade é o centro espiritual e cultural sikh e a casa do templo dourado, Harmandir Sahib. Outro centro de peregrinação muito famoso é Manikaran Gurudwara, em Manali Tehsil. Além de sikhs e hindus, o lugar atrai muitos turistas por conta das termas naturais. Não tem como não se encantar!
Ainda na região norte da Índia, Agra é um dos destinos preferidos dos casais, especialmente pelo Taj Mahal. Às margens do Rio Yamuna, ainda ficam o Forte Agra e, do outro lado do rio, a Tumba de Itmad-ud-Daula que às vezes ganha o apelido de “baby Taj Mahal”. Do mesmo lado, se prepare para a vista mais romântica do Taj Mahal do Mehtab Bagh (ou Moonlight Garden). A 700 km de Agra, está a importante cidade de Varanasi, sagrada para hindus, budistas e jainistas. No vale Ganga e às margens do Rio Ganges, Varanasi é lugar de peregrinação para os hindus, que vêm tomar banho no rio sagrado, e é conhecida como a “cidade dos templos”. Depois de tudo isso, escolha o lado da Índia e vá!
Programe-se | Para a maior parte da Índia as chuvas ocorrem entre junho e setembro. Entretanto, nas regiões próximas ao Tamil Nadu as chuvas costumam acontecer durante outubro e novembro.
Experimente| A verdadeira aventura no passeio pela Spice Plantation, em Ponda, é provar a autêntica culinária em folhas de bananeira. Os pratos são preparados com os condimentos das próprias plantações e muitos típicos de Goa, ou seja, você não encontrará sabores parecidos em outras partes do mundo.
Achados | Entre a lista de coisas únicas e famosas, ainda tem espaço para as praias de Havelock. Entre o Mar de Andamão e a Baía de Bengala, a Ilha de Havelock é lugar de muitas beldades, como a Praia de Radhanagar. Logo 3 km ao norte fica a Praia do Elefante, uma das favoritas para atividades de mergulho, e na costa leste tem a Praia de Kaala Pathar. As trilhas floresta adentro são populares também e garantem uma conexão com o lugar!
Coloque na rota | As cachoeiras de Dudhsagar ficam na divisa entre Goa e Karnataka e você se encantará pelas águas da “cor de leite”, o que explica o nome do lugar.