Turcomenistão: Uma experiência exótica
Localizado na Ásia Central e faz fronteira com o Irã, Afeganistão, Cazaquistão e Uzbequistão, e posso te adiantar que é um país surpreendente, e um dos lugares mais lindos e exuberantes para se conhecer. Deserto, simplicidade, modernidade, sítios arqueológicos recheados de histórias e megas construções com suas luzes coloridas. Esse é só o começo...
Programe-se | A melhor época para visitar o Irã é de março a maio e de setembro a outubro — assim você evita o calor sufocante do verão e o inverno rigoroso com estradas bloqueadas por neve. No entanto, por ser alta temporada, os preços estarão mais altos, especialmente em abril. Junho e outubro podem oferecer melhores condições, caso você não se importe em adaptar o vestuário.
Experimente | “Chekdarmeh” – É a comida mais importante e famosa de Turkmens feita com arroz e cordeiro. E em vez de pasta de tomate, eles usam ingredientes naturais, como tomates e cenouras que não têm conservantes. Todos os turcomanos tentam usar principalmente materiais naturais em seus alimentos.
Coloque na rota | Popularmente conhecida como Porta para o Inferno, a Cretera de Darvaz é um dos lugares mais incríveis do Turcomenistão. É um campo de gás natural, com uma cratera que possui uma chama que continuamente vem queimando desde 1971. Foi incendiada para que seu gás não intoxicasse animais e povoados vizinhos, transformando-se em um dos maiores pontos turísticos do país. O visual é gratificante e ao entardecer ela fica ainda mais impressionante. Caminhar ao redor da cratera proporciona uma sensação única, de beleza, calor, vento e aconchego. Uma experiência realmente inesquecível. E, para os amantes de paisagens, você precisa visitar a Torre Turcomenistão, localizada em Asgabat, capital do país. É a estrutura mais alta do país e nela é possível observar as paisagens naturais de Asgabat.