Rússia

A imagem que a Rússia traz de uma imensa terra gelada cheia de bebedores de vodka é um dos estereótipos mais injustos imputados a um país. Se acha que faltam cores, lembre-se das mirabolantes cúpulas da catedral de São Basílio, em Moscou, ou dos ícones religiosos das igrejas ortodoxas. São todos sisudos? Recorde-se dos movimentos de balés como Kirov e Bolshoi ou as encantadoras melodias produzidas por Tchaikovsky, Shostakovich ou Stravinsky. Dos czares encastelados no Kremlin a algumas das mais belas e talentosas tenistas do circuito internacional, passando por gênios da literatura como Pushkin, Dostoievski e Tolstoi ou os criadores do viciante Tetris, muito do encanto da Rússia vem de seu próprio povo, complexo, culto e, ao seu modo, muito bem humorado.

 

Conhecer o maior país do mundo é uma odisseia cheia de obstáculos que incluem o alfabeto cirílico, uma infraestrutura um tanto confusa, agentes públicos nem sempre bem-intencionados e a própria extensão da Rússia, que se estende de Vladivostok ao Mar Báltico, da gélida Sibéria aos resorts do Mar Negro.

 

Para uma semana muito bem aproveitada, divida-se entre São Petersburgo e Moscou, tão atraentes como distintas entre si. Em ambas abundam palácios, igrejas, ótimos restaurantes e uma vida cultural agitada, repleta de teatros e concertos do mais alto nível. Se sobrar tempo e disposição, descubra os lagos e igrejas da Karelia, junto à fronteira com a Finlândia. Se a pedida por uma jornada para toda uma vida, aventure-se pelos 10 mil quilômetros e oito fusos horários da ferrovia transiberiana, testemunhando pela janela do trem paisagens que vão de pradarias intermináveis ao lago Baikal.

Rússia: Mergulhe-se nessa história

Se encante pelas belezas desse lugar e torne sua viagem mais atraente com lugares que incluem praias e florestas. O maior país do mundo ostenta uma rica história e uma vasta cultura, que não pode deixar de estar no seu roteiro de viagem!

Programe-se | O período ideal para visitar o país é entre os meses de maio e setembro, as temperaturas da Rússia são mais amenas, atingindo – em média – máximas de 23ºC e mínimas de 13ºC. Além disso, os dias são mais longos, ideal para explorar duas das principais cidades russas, Moscou e São Petersburgo.

Experimente | “Borscht” – É uma sopa de beterraba e tomate, originária da Ucrânia, mas muito popular no país. É servida quente e tem uma cor linda, por causa dos dois ingredientes principais. Também leva ingredientes como cogumelos, carne, batata, couve e até feijão.

Coloque na rota | A visão do Kremlin de Moscou coberto de neve pode ser considerada como um dos cartões postais mais característicos do país. O Kremlin é um complexo fortificado que fica bem no coração de Moscou, a capital da Rússia, à margem do Rio Moskva. Visitar a Rússia e não apreciar a sua rica história, especialmente em relação às guerras, é o mesmo que passar as férias em casa. Para imergir nessas histórias, o Bunker 42 é um ótimo local para visitar.

Roteiros Sugeridos