Irã: Considere-se um presente divino
Com um território de 1.650.000 km2, Irã é lar de desertos de dunas itinerantes, montanhas cobertas de neves e praias cristalinas. De mesquitas que são obras-primas da arquitetura mundial até o povo mais hospitaleiro do mundo. Prepare-se para conhecer essa terra maravilhosa e para fazer milhões de amigos... Sua população consideram os visitantes como um presente divino!
Programe-se | A melhor época para visitar o Irã é de março a maio e de setembro a outubro — assim você evita o calor sufocante do verão e o inverno rigoroso com estradas bloqueadas por neve. No entanto, por ser alta temporada, os preços estarão mais altos, especialmente em abril. Junho e outubro podem oferecer melhores condições, caso você não se importe em adaptar o vestuário.
Experimente | “Chelo Kabab” – Com apresentação em forma de carne espetada acompanhada de arroz aromático, tomates grelhados e batata frita. Variações desse prato são bem comuns, especialmente com carnes de cordeiro. Nas casas e em alguns restaurantes, a comida costuma ser servida no chão, sobre um tapete ou plástico descartável.
Coloque na rota | Você pode aprender mais sobre o passado glorioso do Império Persa visitando suas antigas capitais, Persépolis e Pasárgada, atuais Patrimônios Mundiais da UNESCO. Além de andar nos caminhos por onde passaram Ciro, Dario e Xerxes, também é possível dedicar-se à rica história do país através do Museu Nacional do Irã e seu incrível acervo. Além disso, adicione Shiraz ao seu roteiro, a cidade que batizou o tipo de uva utilizado em um dos vinhos mais famosos do mundo e considerada a capital cultural do Irã.